1 – Dirigir com os pneus calibrados.

Os pneus murchos, além de reduzirem suas vidas úteis e ajudar no aumento do consumo de combustível, pode forçar o sistema de suspensão e direção do veículo. É importante conferir a pressão dos pneus todos os meses, pois geralmente se perde 0,15 bar por mês. A calibragem precisa ser feita com os pneus frios para que o procedimento seja realizado da forma correta.

 

2 – Não ligar o ar-condicionado no máximo.

O ar-condicionado  na máxima potência pode influenciar de forma direta no consumo de combustível. Procure aproveitar as entradas de ar do automóvel para ventilar e em trajetos mais longos deixe o ar-condicionado desligado.

 

3 – Conduzir sempre com os vidros fechados.

Se o seu veículo em blindado, pule para a próxima dica. A final, isso você já faz.

Deixar os vidros do carro abertos enquanto dirige não é a melhor forma de economizar combustível. Especialmente se estiver dirigindo em alta velocidade. Dirigir com as janelas abertas pode elevar a resistência do ar e fazer com que seu veículo consuma mais combustível. O recomendado é deixar os vidros do carro fechado, com o ar-condicionado funcionando em temperatura moderada. 

 

4 – Não carregar peso em excesso.

Em uma viagem mais longa, qualquer peso em demasia pode determinar um maior consumo de combustível. Portanto, ao pegar a estrada, procure levar apenas o necessário. Evite pesos em excesso. Você pode, por exemplo, fazer as compras de alimentos e bebidas no seu destino.

 

5 – Levar seu carro para revisão

É importante fazer a revisão no carro de acordo com as recomendações do fabricante. Muitas vezes, um detalhe simples pode estar colaborando para um consumo do combustível além do normal. Um veículo com a manutenção em dia ajuda na economia dos recursos e ainda garante a segurança de toda sua família.

Fonte: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2017/12/14/confira-cinco-dicas-de-como-economizar-combustivel-em-seu-carro