A submetralhadora UZI é uma arma Israelense que teve origem depois da guerra Árabe-Israelita (1948), quando o alto comando militar daquele país desejou armar as suas tropas em virtude dos constantes conflitos por uma arma fabricada totalmente em Israel para substituir as armas americanas que eram por eles utilizadas.
Seu criador, Major Uziel Gal, desenvolveu uma arma de fabricação simples, construída de chapa estampada e que usava materiais sintéticos em sua concepção, gerando uma construção bastante simples, econômica e rápida.
O projeto inicial foi aceito pelo exército israelense em 1951 e foi utilizada pelas forças de Israel como uma arma de defesa pessoal, pelos soldados (artilharia e suporte) tripulações dos carros de combates e oficiais. Também foi muito utilizada pelas tropas de assalto e até infantaria.
Seu tamanho compacto, aliado ao seu poder de fogo à faziam a arma ideal. Em 1956 teve seu primero batismo de fogo. O sucesso da sub-metralhadora UZI foi tão grande que até hoje essa arma é utilizada por quase 100 países e até nos EUA pela CIA. É fabricada pela IMI – Israel Military Industries e (sob licença) FN Herstal (Bélgica), Holanda (e até na China).
Após seu lançamento sua família cresceu e daí surgiu algumas variantes como a mini-uzi, micro-uzi, uzi carbine, para-micro-uzi (para algumas forças especiais) e uzi-pistol.
Fonte: https://saladearmas-oficial.blogspot.com.br/