Todo vidro blindado precisa ser submetido a este teste antes de ser aprovado para equipar um veículo

O Brasil continua líder na blindagem de carros de passeio. Segundo a ABRABLIN, em 2015 o número passou de 20 mil unidades, um recorde mundial em um mercado no qual o nosso pais já mantém a liderança há algum tempo.

O veículos de uso civil, claro, são os que mais recebem blindagem e as indústrias do setor, em especial a dos vidros de resistência balística, investem alto para oferecer produtos cada vez mais seguros contra diversos tipos de armamentos e que tragam alta tecnologia aplicada acompanhando, inclusive, a própria evolução dos automóveis.

 

blog2

Vidro blindado SteelGlass após teste de resistência: sem transfixação

Entre os vidros mais procurados estão aqueles que trazem a borda de aço inserida no corpo do sanduíche balístico. Além de manter os níveis de segurança exigidos de um vidro blindado, ele facilita o trabalho das empresas de blindagem, pois dispensa a solda de um overlap de aço na carroceria do carro, mantém a originalidade do mesmo e amplia a segurança dos ocupantes na zona de fragilidade entre a canaleta das portas.Esse produto, cujo nome original é SteelGlass, foi criado pela empresa brasileira PG Products, mas apesar dela ter a patente do vidro, ele possui várias cópias no mercado, nem sempre tão seguros quanto o original.Sempre que um vidro é desenvolvido, seja para um novo modelo de automóvel ou pelo uso de nova tecnologia, como é o caso do SteelGlass, ele é submetido a um teste de resistência balística.

Mas, o que é esse teste?

Os vidros blindados, possuem normas que regem os níveis de proteção de acordo com a norma ABNT NBR 15000. Todos, sem exceção, precisam passar por testes para comprovar sua resistência de acordo com o nível determinado. No Brasil, a maioria dos carros de passeio que circulam nas ruas e avenidas usam vidros que seguem o Nível III A, que dá proteção contra as principais armas de mão e não exigem autorizações especiais na hora de blindar. (Veja artigo neste Blog)

 SteelGlass submetido a disparos de Magnum 44

Vidro SteelGlass submetido a disparos de Magnum 44

No caso do teste do SteelGlass com nível de proteção III-A (fotos), ele foi submetido a disparos de arma de calibre.44 Magnum, em situação real. Embora essas armas sejam de uso restrito, também estão nas mãos de muitos meliantes, colocando em situação de risco os ocupantes dos carros.

O procedimento exige que uma peça de Nível III A deve resistir a cinco disparos equidistantes, sem haver transfixação, ou seja, o projetil não pode  atravessar o conjunto balístico. Nesta situação do SteelGlass, também foi testada a resistência do overlap de aço que integra o corpo do vidro.

Foram efetuados oito disparos, três a mais do que o exigido pela Norma, que comprovaram a segurança e proteção aos ocupantes de um carro equipado com esse tipo de vidro que, em todos os testes, obteve 100% de aprovação!