Saiba como decodificar as letras e números que compõem esse mix de caracteres
Você já deve ter se perguntado o que significa aquela “sopa alfanumérica” de caracteres que aparecem no número do chassis no documento do seu carro. Certamente o que você não tem dúvidas é que ele é muito importante. O NIV – Número de Identificação do Veículo -, conhecido por aqui simplesmente como “número do chassis”, é a forma de registro universal dos veículos automotivos produzidos.
Sua combinação de letras e números torna cada veículo único, visando a promover um registro individual que servirá para diversos fins, entre eles, codificação de dados do bem, identificação deste em circunstâncias diversas, como acidente, furto e transações envolvendo compra e venda ( fonte: Wikipedia).
Saiba que esse código não é uma sequência aleatória de letras e números, ele possui regras que foram implantadas na década de 80 e são utiliza
dos por todos os fabricantes de veículos no mundo. A propósito, o Brasil também segue essa regra ((ISO 3779) válida por aqui a partir de 1986 e, desde então, está presente em todos os carros produzidos no país.
O número do chassi também é conhecido mundialmente pela sigla VIN – Vehicle Identification Number. Ele é dividido em quatro partes que quando decifradas podem informar dados sobre o fabricante, o modelo, ano de fabricação e outros dados. Sua leitura se dá por meio de 17 caracteres, mas tem três letras que não aparecem para evitar confusão. São elas: “i”, “o” e “q”.
Você deve estar curioso para saber, afinal de contas, o que cada um desses caracteres significam.
(1-3) Os primeiros três números identificam o fabricante mundial
(4-8) Os 5 seguintes definem os atributos do veículo;
(9) Digito verificador
(10) Identificador de ano de modelo;
(11) Identificador da fábrica onde o carro foi montado;(12-17) Número sequencial.
Os demais caracteres seguem da seguinte maneira:
A-H: África
J-R: Ásia
S-Z: Europa
1-5: América do Norte
6-7: Oceania
8-9: América do Sul
O número sequencial do chassi (oito últimos dígitos) também deve se repetir em pelo menos quatro vidros; não podem estar apagados ou raspados. A ausência destes em algum vidro pode indicar a substituição do mesmo devido a acidente. Quando os vidros precisam ser substituídos, como na blindagem automotiva, por exemplo, ou outros fatores, é feita uma nova gravação seguindo a norma estabelecida pelo Detran.
Nos vidros, a gravação traz o número sequencial do chassi com oito dígitos
Quer fazer a experiência de decodificar o número do chassis do seu carro? Acesse este aplicativo e você saberá muito mais sobre a identidade do seu automóvel. Existe também um APP para iPhone que faz a mesma coisa, cujo nome é Vin Hunter e você pode obtê-lo baixando diretamente do seu smartphone.
Comentários