Entre os vários desafios na produção desse tipo de vidros estão itens como resistência, leveza, propriedades térmicas, transparência e distorção ótica, tema deste artigo

Reconhecida como uma das mais incríveis descobertas do homem, o vidro possui uma história repleta de mistérios e, ainda hoje, sua origem não possui dados precisos quanto ao local ou data de sua origem. Alguns historiadores documentam que os primeiros objetos de vidro foram encontrados nas necrópoles egípcias, ou seja, se isso for verdade, ele existe há 4 mil anos a.C.

Seja como for, o vidro ainda é, por suas qualidades de transparência, dureza e incontáveis aplicações, um dos poucos materiais que não encontrou um substituto e que continua num processo de desenvolvimento tecnológico contínuo pelas indústrias do setor, entre elas, as que desenvolvem e produzem os vidros de resistência balística, mais conhecidos como vidros blindados.

Laboratório de testes de distorção ótica da PG Products

Entre os vários desafios deste segmento estão itens como resistência, leveza, propriedades térmicas, transparência e distorção ótica, este último, tema deste artigo.A distorção ótica é uma característica dos vidros de uma forma geral. No caso dos automóveis, mesmo os vidros originais, com cerca de três milímetros, apresentam essas características, mas não são tão perceptíveis. Nos vidros blindados ela é mais fácil de ser notada, já que sua espessura é bem maior que a dos vidros comuns, sobretudo no para-brisa, em função do grau de curvatura do vidro, que varia de acordo com o modelo do automóvel e nas janelas dianteiras.

Os compostos balísticos seguem a rígidas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quanto aos níveis de distorção. Eles não podem apresentar mais do que 0,04 dioptria – unidade de medida que afere a capacidade de algo transparente alterar o trajeto da luz –  no para-brisa e nas janelas dianteiras – ou seja, áreas em que o ângulo de visão do motorista é mais direto. A norma determina também que o vidro deve ter no mínimo transmissão luminosa de 60% e deve ser seguida pelos fabricantes de conjuntos balísticos.

Naturalmente, os principais fabricantes buscam continuadamente recursos tecnológicos e promovem testes para manutenção e a qualidade dos mesmos. Entre as referências do setor está a PG Products, que mantém um laboratório próprio para detectar o grau de distorção no vidro já acabado. Esse processo é parte do Programa de Qualidade da empresa, um dos principais fornecedores do mercado automotivo, incluindo montadoras como a BMW.

Portanto, se você tem um carro blindado ou pretende ter um, é importante observar e pesquisar a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de blindagem e seus fornecedores, em especial os fabricantes do conjunto dos vidros de resistência a tiros de armas de fogo.