Resíduos decorrentes da lapidação de vidros não podem ser descartados no meio ambiente

A fabricação de vidros blindados, por suas características especiais, seguem normas e padrões que não ficam restritas aos níveis de resistência balística. No processo de lapidação dos vidros, por exemplo, a água utilizada no processo, após o uso, não pode ser descartada no meio ambiente e precisa passar por um sistema de tratamento para ser reutilizada posteriormente.

 Empresas fornecedoras de vidros blindados precisam seguir, obrigatoriamente, normas rígidas de tratamento de água, inclusive para poder atender grandes montadoras internacionais que solicitam uma série de certificações quanto ao compromisso de sustentabilidade e preservação ambiental.

 

Sistema utilizado pela PG Products trata a água residual da lapidação de vidros blindados

Na PG Products, por exemplo, um dos principais fabricantes de vidros blindados do Brasil, um inovador processo foi implantado para o tratamento da água utilizada na lapidação dos vidros, deixando-a livre de qualquer resíduo e pronta para o reuso na rega dos jardins, lavagem da fábrica, banheiros e na própria lapidação. O sistema, capta toda a água usada nos maquinários para ser levada depois, por meio de tubulações específicas, para um processo que decanta e separa os resíduos devolvendo água limpa para a reutilização, contribuindo, segundo a empresa, com economia estimada de 80 mil litros de água por mês.

Outro ponto importante adotado pela empresa no item sustentabilidade está  em um novo processo de separação e recuperação da prata de alta densidade, produto presente nas tintas usadas para imprimir os circuitos eletrônicos nos vidros. A limpeza das telas agora passa por um modelo aprimorado de lavagem possibilitando a separação da prata dos resíduos. Além de não ser descartada no meio ambiente, ela é devolvida ao fabricante da tinta e convertida em créditos para a PG Products, contribuindo para a redução do valor final dos vidros fabricados.

Mais informações: www.pgproducts.com.br